O II Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais convida a comunidade científica portuguesa e internacional para a submissão de trabalhos sobre o tema Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo.
A sociedade contemporânea, intermediada pela tecnologia, oferece um ambiente sem precedentes para que as pessoas se expressem, se reúnam e participem, abrindo novas oportunidades para melhorar o acesso e a inclusão, que sustentam a cultura da democracia. O ambiente digital mostra-se favorável para os processos e as práticas democráticas, incluindo a disseminação e mediação da informação, e constitui uma importante plataforma para o diálogo intercultural através das redes sociais. Porém, ao mesmo tempo em que os cidadãos se deparam com novas oportunidades, são muitos os desafios a serem enfrentados no que diz respeito ao exercício dos direitos e dos deveres de participação social, cultural, económica e política.
A cidadania digital representa assim uma nova dimensão que se refere aos conhecimentos, valores, atitudes e competências de que os cidadãos e as cidadãs necessitam para exercer e defender seus direitos e responsabilidades democráticas, e para promover e proteger os direitos humanos, a democracia e o Estado de direito.
Neste sentido, diversas culturas se cruzam, entrecruzam e são fomentadas no contemporâneo, sobre as quais pretendemos discutir neste congresso.
Aceitam-se trabalhos sobre os seguintes temas:
- Cultura da resistência
- Cultura do cancelamento
- Direitos humanos
- Culturas minoritárias e maioritárias
- Cultura de fãs
- Arte, cultura e processos de criação
- Processos de criação e educação
- Racismo e discriminação
- Migrações, diásporas e xenofobia
- Cultura participativa, desinformação e discursos de ódio
- Alfabetização mediática e informacional
- Relações de género
- Cultura da vigilância e algoritmos
- Saúde, bem-estar e sustentabilidade
- Artivismo
Normas para elaboração das propostas de comunicação
- Serão aceitas comunicações em português, espanhol e inglês, de autoria de docentes, estudantes de licenciatura, mestrado e doutorado e profissionais da educação, da comunicação, das artes e da cultura.
- Os resumos expandidos deverão ter entre 3 e 4 mil caracteres com espaço (incluindo as palavras-chave e as referências) e ser enviados no seguinte template.
- Os resumos expandidos serão recebidos até o dia 30 de janeiro de 2023.
- O resultado das propostas de comunicação aprovadas será divulgado até o dia 06 de março de 2023. Prorrogado até 10 de março.
- O pagamento das inscrições será realizado após a divulgação das comunicações aprovadas, conforme calendário.
- Caso a comunicação seja aprovada, cada coautor deverá fazer inscrição.
- Os artigos completos deverão ter entre 20 e 25 mil caracteres com espaços.
- Os artigos completos serão recebidos até o dia 30 de agosto de 2023. Serão publicados num livro organizado com os textos selecionados na revisão por pares e com DOI. Prorrogado até 10 de setembro.
- A notificação de aprovação dos artigos será realizada até 15 de outubro de 2023.
Submissão de resumos expandidos
Formulário fechado.
Submissão de painéis temáticos (novo)
Serão aceitas propostas de painéis temáticos com até 4 proponentes.
Deve-se enviar um resumo de até 1 mil caracteres com a proposta temática do painel e as propostas de comunicação com indicação de nome, afiliação e email de cada um dos participantes no seguinte template.
Instruções para a submissão dos artigos completos
- Os artigos completos devem ter entre 20 e 25 mil caracteres com espaços, incluindo todas as partes: título em português e em inglês, resumos, descrições, tabelas, gráficos e legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas.
- O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras na língua original do artigo e em inglês.
- Devem ser definidas até cinco palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.
- A nota biográfica deve ter até 150 palavras, na língua original do artigo e em inglês.
- Os artigos completos serão avaliados por arbitragem científica a fim de serem publicados em livro a ser editado até o final de 2023.
Formatação do texto
- Corpo: espaçamento simples em páginas tipo A4, letra Times New Roman, 12 pt.
- Elementos gráficos (tabelas, gráficos e figuras): todos os elementos gráficos e tabelas devem ser numerados com legenda, sem ponto final. No corpo do texto, as menções aos elementos gráficos deverão aparecer sempre por extenso (e.g., na Tabela 1). As figuras, tabelas e gráficos devem ser inseridos no texto e enviados separadamente em formato JPEG ou o TIFF, com uma resolução de pelo menos 300dpi. As tabelas devem estar em formato editável, sem conversão em imagem.
- Títulos e subtítulos: podem ser numerados para favorecer a leitura do artigo. Devem manter o tipo de letra Times New Roman, 12 pt.
- Aspas: devem ser usadas aspas curvas duplas (“ ”). As aspas são usadas para expressões ou palavras irónicas, em calão ou sentido figurado, para introduzir citações ou indicar o título de um artigo ou do segmento de uma publicação (e.g., capítulo de livro, entrada de enciclopédia, …).
- Itálico: deve ser usado itálico e não negrito no corpo do texto. O itálico é usado para indicar títulos de publicações integrais (e.g., livros, filmes, …), para introduzir termos novos ou estrangeirismos, para assinalar palavras ou expressões que mereçam destaque.
- Números: usar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove e o numeral a partir de 10. Independentemente desta regra, deve usar-se sempre numeral em gráficos, tabelas e figuras, em unidades de medida (e.g.,. 5 km), em funções matemáticas, estatísticas, frações, quantidades decimais, ratios e percentagens, números que representam tempo, datas, pontos numa escala e somas exatas de dinheiro. A expressão verbal deve ser usada por extenso sempre que qualquer número comece uma frase e em frações comuns (e.g.,. “Um quinto dos portugueses”).
- Devem ser utilizadas notas de rodapé, no entanto apenas quando estritamente necessário. Não devem ser utilizadas notas de final de texto.
- As referências bibliográficas devem seguir o estilo APA (7ª edição).
- Os textos devem ser enviados no seguinte template.